Independentemente da idade, manter uma rotina de cuidados diários com a pele é uma forma de aumentar a sensação de bem-estar. Porém, adaptar o skincare à faixa etária pode ajudar a suprir as principais necessidades específicas que surgem em cada fase.
Segundo uma pesquisa do Sebrae, o autocuidado ganha mais espaço na rotina com o ar dos anos, já que há mais tempo para se dedicar a ele aos 60 do que aos 40. E no caso de quem tem mais de 60 anos, as principais mudanças na pele afetam a hidratação natural, de acordo com Fernanda Mattar — que é dermatologista e professora da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). “Juntamente com a queda na produção do colágeno, que ocorre a partir dos 35 anos, tem-se uma pele ressecada, com perda da elasticidade”, explica a especialista.
Já a influenciadora Adriana Tabuti – mais conhecida como Drica Divina nas redes sociais, onde fala sobre beleza para quem tem acima dos 40 – alerta que “a pele madura precisa de leveza, luminosidade e hidratação”.
Para tirar as dúvidas de quem tem mais de 60 anos, o Estadão Recomenda preparou um guia completo, com auxílio de especialistas. Veja a seguir uma seleção de produtos e ativos, além dos principais erros na hora de cuidar da pele.