No mundo dos cuidados pessoais, muitas crenças acabaram ando de geração em geração. Entre as mais comuns está a ideia de que “pele oleosa não precisa de hidratação”. Mas será que isso faz sentido?
Ao contrário do que muitos pensam, a hidratação pode auxiliar no controle do excesso de óleo e na prevenção da acne. “Quando a pele está desidratada, ela pode até produzir ainda mais sebo como mecanismo compensatório, o que piora o aspecto oleoso”, explica a dermatologista Mariana Paixão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Nem todo hidratante, no entanto, é indicado para esse tipo de pele. Para evitar o aumento da oleosidade, a recomendação é priorizar fórmulas com texturas mais leves, como gel, gel-creme ou sérum. “Essas versões são rapidamente absorvidas. Já os cremes mais espessos devem ser evitados, pois podem obstruir os poros e agravar a acne”, diz a médica.
O uso de produtos adequados ajuda a equilibrar e fortalecer a barreira cutânea, chegando até a reduzir a produção de óleo ao longo do tempo. Além disso, uma pele bem hidratada responde melhor aos tratamentos dermatológicos, inclusive os que envolvem ácidos ou ativos para acne.
A seguir, veja quais ativos são indicados para a hidratação e produtos recomendados com base nas informações da dermatologista.